quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Melhor do que isto, só dois disto!

Sofre-se horrores para chegarmos a certos sítios neste planeta (redondo, por sinal, como um tamanco!). No caso da escola de física de Les Houches, (uma pequenina vila isolada no meio dos Alpes franceses, ao pé de Mont Blanc), devo a boleia a um rapaz alemão que viria de Munique e me oferecera boleia. Tudo bem. Trocámos contactos e, à hora marcada (mais ou menos), lá estava eu, em Fribourg, na Suiça, depois de ter apanhado o comboio que partira do aeroporto de Genebra. Apresentámo-nos, trocámos umas palavras, e pusemo-nos à estrada. Um frio que rachava e eu, claro, todo descapotável, a pensar que vinha para as Canárias... Já durante a viagem, me fui apercebendo da "estranheza" do indivíduo - "É fisico!"-  disse para os meus botões. Mas tudo bem, pois a cavalo dado não se olha o dente. O problema começa quando ele, quase impacientemente, me pede para ver as estradas num mapa, que ele imprimiu numa impressora merreca, quase às escuras! Olha logo a quem! A pessoa mais orientada do mundo! Só para que tenham a noção, fica aqui um excerto da nossa conversa:
- Can you please say me which is the next road?
- Humm, where are we? I.....I can not.... I can obviously no find the road...
- This is not the map. Look at the next page.
- Ah, ok. Humm, ah..... Chamonix, Chamonix... Street 24? Does it sound similar to you?
- Not this one! The next! We have passed this one long ago!
-  Ah, of course. Well, here I can read "Martigny, Les Chavants, Route des Chavants... I... I think we are at the right direction! 
Aqui, como já devem ter percebido, já estava eu perdidíssimo...
-  No! Next page! Look at the zoom! 
Ah, tá. A preto e branco! Agora é que me f****-**!
- Are you there? Hein? 
Entretanto, uma rotunda gigante...
- That way! - eu apressado - Route des Chavants!
Mais uma volta na rotunda... E outra...
-  Well, let us do that! 
Nesta altura, já eu tava branco! Meus Deus, se eu me tivesse enganado!
Passado uns quilómetros, fomos dar a uma povoaçãozita onde havia, por sorte, um restaurante aberto. Quem é que vai lá fora, quem? Em t-shirt? Quem? Pois claro! A creuza! A creuza sai, atravessa a rua, e vai ao restaurante com um google map na mão, e diz:
- Bounjour, Madame. Est-ce que je peut vous poser une question: Comment faut-il faire pour aller à Les Houches? Je pense que nous sommes perdu...
Bem, ela la me disse, voltei ao carro, tava ele a comer! Oh, Jesus! E eu com uma fome dos diabos! 
Finalmente, chegamos ao destino. A merreca da escola fica mesmo na jabuticaba francesa! Fomos jantar e, entretanto, ele disse-me que me levava depois para Nice, se eu quisesse, pois iria fazer férias por lá depois do curso. Eu aceitei. Pois é! Só ontem é que me disse que "se calhar já não ia a Nice..." e eu sem reservar o bilhete! Mais uma vez, eu, mais aventureiro que o Tim-Tim, vou pegar minhas troucha e bater perna no calçadão até à estação de comboio mais próxima, pois já passaram os prazos para pedir taxi ou autocarro de transbordo!

Minina, vê si podji!
 

Sem comentários: